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29 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DO COMBATE AO FUMO

DIA DO COMBATE AO FUMO - 29 DE AGOSTO.
 
     Os males causados pelo hábito de fumar incluem câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica, e doença cérebro-vascular. Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e  impotência sexual no homem.
 
     O Dia Nacional de Combate ao tabagismo
 
     O consumo tem se mantido estável. Isto porque o cigarro causa dependência química, o que torna difícil para o fumante abandonar o hábito. No cigarro, assim como em todos os outros derivados do tabaco, a nicotina faz o pa-pel de vilã. Esta droga é uma substância psicoativa, ou seja, produz sensação de prazer, o que pode induzir o abuso e a dependência. Com o tempo, o fumante necessita de cada vez mais doses da substância para proporcionar aquela sensação inicial de prazer.
 
     O aumento no consumo agrava a dependência, o que aumenta as possibilidades de se contrair doenças debilitantes, que podem levar à invalidez e à morte.
 
     Mas parar de fumar não é impossível. Confira aqui as dicas do Ministério da Saúde para se livrar deste vício e levar uma vida muito mais saudável!
 
Parada Imediata
     Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.
 
Parada Gradativa
     Você pode utilizar este método de duas formas:
     01- Reduzindo o número de cigarros
 
     Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.
 
  • no segundo - 25
  • no terceiro -  20
  • no quarto -   15
  • no quinto -   10
  • no sexto -    05
     O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.
 
     02- Retardando a hora do primeiro cigarro
 
     Por exemplo:
 
  • no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas
  • no segundo às 11 horas
  • no terceiro às 13 horas
  • no quarto às 15 horas
  • no quinto às 17 horas
  • no sexto às 19 horas
        No sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarro.
 
     A estratégia gradual não deve gastar mais de duas semanas para ser colocada em prática, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data-alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante.
 
     Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa.
 
     Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, etc) fazem mal à saúde.
 
     Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure orientação médica. Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar.
 
 
A Lei
 
     Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal  nº 7488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como Dia Nacional de Com- bate ao Fumo, criando assim, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo.
 
      Essa iniciativa também é praticada em todo mundo no dia 31 de Maio, conhecido como Dia Mundial sem o Tabaco, que movimenta todos países na luta contra o vício.
 
Fontes:
UFGNet/Soleis
portoalegre.rs.gov.br
 
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